Veja como fazer backup do emissor de NFe

Vejo muitos clientes dando pouca importância em fazer backup do emissor de NFe, sendo que o procedimento é simples e rápido, e tenha certeza que irá lhe poupar de uma imensa dor de cabeça no futuro.

Existe a forma usual de efetuar este backup através do próprio sistema, mais o procedimento se torna inútil quando o computador ou o aplicativo da NFe não abre.

Aqui ensinarei a tirar uma cópia manual de todo o sistema de forma simples, segura e pratica.

Backup do Emissor de NFe

A forma usual de se fazer o backup é você acessar o programa emissor de nota fiscal eletrônica, acessar o MENU SISTEMA, depois a opção BACKUP e iniciar o processo.

A forma manual que para mim é a mais segura e mais correta, é bem simples, primeiro vamos entender como o software funciona.

O aplicativo Emissor da Nota Fiscal Eletrônica armazena por padrão todas as informações de cadastro de clientes, produtos, notas, etc... em uma pasta chamada DATABASE, que em muitas vezes encontra-se em C:\DATABASE , caso seu computador tenha outras unidades como D: ou E:, pode acontecer do Aplicativo Emissor da Nota Fiscal Eletrônica criar a base de dados em outro  caminho como por exemplo D:\DATABASE.

É justamente essa pasta que tem que ser salva frequentemente em um pendrive ou via e-mail, uma dica muito boa é fazer o backup nas nuvens, um serviço ótimo é o ONEDRIVE da microsoft que fornece gratuitamente 30GB de espaço nas nuvens.

Efetuando o backup da pasta DATABASE, caso precise formatar o computador ou trocar o aplicativo de computador, basta apenas copiar a pasta DATABASE para o C:\ deste novo computador e instalar o aplicativo Emissor da Nota Fiscal Eletrônica que seus dados estarão todos de volta do mesmo jeito que deixou da ultima vez em que efetuou o backup. 



Comentários